top of page

Natural de Minas Gerais (Brasil) e atualmente residente na região da Cidade de Nova Iorque (EUA), Octávio fez sua estreia solo no Carnegie Hall aos 24 anos, e é mencionado como "Um dos mais ativos e brilhantes solistas de sua geração (...)" (Acervo Digital do Violão Brasileiro), pela imprensa especializada.  Com mais de 15 prêmios nacionais e internacionais, realizou estreias de compositores como Sergio Assad, Vicente Paschoal, João Luiz, Luis Carlos Barbieri, Terrence Shepherd, Megan Deslinger, Mary Simmons, entre outros. 

 

Com aparições e turnês frequentes no Brasil e Estados Unidos, se apresentou como solista, camerista ou convidado em cidades como Nova York, Filadélfia, Little Rock, São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, e Belo Horizonte, em locais e séries como Dizzy's Club no Lincoln Center, Composer's Now, Americas Society/Council of Americas, Odeon Guitar Series, BNDES, para citar alguns. 

 

Deluchi colabora com uma ampla variedade de artistas, desde o percussionista Eduardo Leandro e o cravista Arthur Haas, como parte de suas atividades na Stony Brook University, a nomes como Emmanuele Baldini, André Bachur, Matthew Torpe, Fabio Brucoli, Peter Pas, Pedro Visockas, Marco Catto, William Neres, Weiting Sun, Rodrigo Frade, Gabriele Leite, Eduardo Guterres, Haruna Furukawa, Kimberly Kang, Rosana Diniz, Pedro Gadelha, Gustavo Fontes, Michael Celentano, Luca Raele e Guido Campos.

 

Desde 2018, é artista convidado e professor residente no Festival de Música de Prados e atua como diretor da Mostra De Violão da Lira Ceciliana. Octávio é coordenador do BCGC - Brazilian Classical Guitar Community, trabalhando ao lado de Camilla Silva, Nicolas Porto Silva e Gabriele Leite para promover e desenvolver projetos online que celebram a música brasileira. Além disso, é membro fundador da AssoVio Vertentes - Associação de Violão Vertentes. Para a temporada de 2024, fará a curadoria do Centro Cultural Yves Alves, uma importante instituição cultural da cidade de Tiradentes - MG, realizando uma série de concertos aliada a atividades culturais e educacionais. 

Nomes importantes em sua jornada musical incluem Guilherme Vincens, João Luiz, Robert Trent, Paulo Martelli, Fabio Zanon, Vladmir Agostini e Ian Guest. Passou por instituições como a Universidade Federal de São João Del Rei, Radford University, e atualmente é doutorando na Universidade de Stony Brook. Além de ser um dedicado educador musical e instrutor de violão, ele mantém um estúdio particular desde 2014 e leciona há mais de dez anos em diferentes contextos. Sua experiência instrucional se estende até a Ezra Guitar na cidade de Nova York, e já atiou como professor nos programa de graduação na Universidade de Stony Brook e na Universidade de Radford.

 

Octávio Deluchi é um Augustine Ambassador e Artista Crossrock, usando cordas Augustine Regal Blue e estojos CrossRock em suas atividades musicais. Suas próprias composições, arranjos e obras editoriais são publicadas pela Guitar Chamber Music Press nos Estados Unidos e no Acervo Digital do Violão Brasileiro no Brasil.

© Drew Bordeaux - 2023

bottom of page